top of page

1ª edição de 2025, do Banho Solidário Sampa, será realizada na Penha, em São Paulo (SP)

Foto do escritor: Brasil CotidianoBrasil Cotidiano

A iniciativa ocorre no próximo domingo (26) com atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e a pets

O bairro da Penha, em São Paulo, será o local da primeira ação do Banho Solidário Sampa em 2025. A iniciativa cidadã, que tem apoio da Lorenzetti há mais de cinco anos, ocorre no domingo (26), entre 10h e 14h, na Praça Dante Maron Guaiauna - embaixo do Viaduto Engenheiro Alberto Badra. O projeto disponibiliza banhos, kits de higiene, absorventes, roupas e diversos outros serviços essenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade. Os pets também receberão cuidados veterinários e banhos gratuitos.


Fundada em novembro de 2019, a ONG Banho Solidário Sampa começou as atividades durante a pandemia e já registra mais de 5,6 mil banhos, 11,7 mil pessoas atendidas por meio das iniciativas, mais de 37,6 mil lanches distribuídos nas ações de banho, mais de 4,4 mil cortes de cabelo, 46,6 mil peças de roupas e calçados, 3,5 mil cobertores e 4,2 mil livros doados aos assistidos. Em relação aos cuidados com os pets, já são mais de 675 banhos, 959 vacinas e 3,2 toneladas de ração oferecidas. Em 2024, a ONG também auxiliou nas enchentes do Rio Grande do Sul indo até o estado e dando assistência com banhos e doações de roupas limpas e itens de higiene pessoal.


Para a execução do projeto social, o Banho Solidário desenvolveu e fabricou um VUC (Veículo Urbano de Carga) especialmente projetado para ser autossustentável e ecologicamente correto, utilizando energia elétrica gerada por placas solares e utilização de água limpa para os banhos. Após a atividade, o VUC retorna para a base operacional, onde a água pós-banho é descartada na rede de esgoto da Sabesp, recebendo a devida higiene com água, detergente e desinfetantes. Os boxes foram revestidos com polipropileno, que impede o acúmulo de água suja em cantos e frestas. Assim, toda a infraestrutura elétrica e hidráulica foi pensada para um banho confortável e quentinho. Um box especial foi pensado para ter acessibilidade e receber assistidos com comodidade física.


O projeto Banho Solidário é mantido a partir de campanhas de doação, seja a partir de doadores individuais ou empresariais. Como exemplo, a Lorenzetti realizou a doação de duchas, torneiras, aquecedores de água a gás, pressurizadores e painéis de iluminação em LED.


Dados preocupantes - Um levantamento feito pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/POLOS-UFMG), revelou neste ano que 300.868 pessoas vivem atualmente em situação de rua em todo o Brasil. Só na capital paulista, que lidera o ranking de capitais, há 86.344 pessoas nessa condição.


O movimento necessita de apoio para arrecadar roupas íntimas novas. As contribuições individuais vão desde itens para higiene até a ação “Adote um Banho”, em que doações a partir de R$ 40 garantem o banho de, pelo menos, quatro pessoas. Para saber mais, acesse: https://linktr.ee/banhosolidariosampa.



Sobre a Lorenzetti


Com uma trajetória marcada por inovação, pioneirismo e transformação, a Lorenzetti completou 100 anos de história. A empresa é líder no segmento de duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás e se destaca nos mercados de louças, assentos, metais e plásticos sanitários, purificadores de água, pressurizadores e lâmpadas, refletores, painéis e spots. Com cinco fábricas no Brasil, sendo quatro unidades no Estado de São Paulo e uma em Minas Gerais, a Lorenzetti possui distribuição nacional e internacional. Atualmente com cerca de 4 mil funcionários, a companhia se caracteriza por oferecer produtos de qualidade e com design inovador, tecnologia e consciência ambiental, pela solidez financeira e pelo reconhecimento junto a consumidores, clientes e fornecedores.


Por assessoria de imprensa.

ความคิดเห็น


bottom of page