top of page
Foto do escritorBrasil Cotidiano

Adversário do Corinthians, Criciúma já reciclou mais de cinco toneladas de lixo em partidas pelo Campeonato Brasileiro

Implementada no Heriberto Hülse em parceria com o Recicla Junto, iniciativa tem estimulado a participação de torcedores no recolhimento do lixo produzido no estádio


Crédito: Divulgação


Nesta terça-feira (16), Corinthians e Criciúma se enfrentam em confronto válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dono de uma boa campanha neste início de competição, o clube catarinense também tem se destacado além das quatro linhas, e no mês de junho implementou uma iniciativa inédita no país com o intuito de promover a sustentabilidade em seu estádio.


Em todas as partidas do Criciúma em casa pela competição nacional, no último mês, houve a distribuição de sacos plásticos em todos os portões de entrada do Heriberto Hülse. A iniciativa buscou estimular a participação dos torcedores no recolhimento do lixo produzido nas arquibancadas durante os jogos e já destinou mais de 5 toneladas de resíduos ao processo de reciclagem.


No ano de 1972, junho foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o mês do meio ambiente para ampliar os debates sobre as questões ambientais na sociedade, e foi escolhido pelo clube para se iniciar as ações de conscientização, mostrando que a temática ESG tem se tornado cada vez mais presente no esporte.

"Estamos muito contentes com o sucesso da ação e por ela ter se tornado frequente em nossa casa. Isso reafirma nosso compromisso com o futuro sustentável do planeta e transforma o Heriberto Hülse em um símbolo da causa”, afirma Vilmar Guedes, presidente do Criciúma, sobre a importância da iniciativa.


Realizada em parceria com o Recicla Junto - projeto que desde 2019 é responsável por reciclar todo o lixo produzido em partidas do Criciúma no Heriberto Hülse - a ação aconteceu nas partidas contra Palmeiras, Cuiabá, Bahia, Botafogo, Internacional e Cruzeiro, contando com forte adesão tanto por parte da torcida do Tigre, como de torcedores visitantes. O sucesso fez com que a iniciativa fosse estendida para todos os compromissos do clube catarinense em casa até o fim do campeonato nacional. 


“Nosso intuito é educar e conscientizar uma grande quantidade de pessoas por meio da ação. Desde o início, observamos grande adesão e retornos positivos por parte dos torcedores, o que nos incentivou a ampliar para todas as partidas até o fim do campeonato. O esporte é um meio necessário para gerarmos transformações na sociedade e esperamos que, com este exemplo, possamos estimular cada vez mais práticas positivas da população pela preservação do planeta”, destaca Augusto Freitas, CEO da Cristalcopo, empresa idealizadora do Recicla Junto e patrocinadora oficial do Criciúma.Desde 2019, todo o lixo produzido em partidas do Criciúma no Heriberto Hülse - incluindo interior do estádio e arredores - é destinado à reciclagem. A iniciativa faz parte do projeto Recicla Junto e conta com o trabalho da equipe da ACAFOR (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha), que atua regularmente no recolhimento após os jogos.Para a realização deste processo, o Criciúma conta com apoio da Cristalcopo. Patrocinadora, patrocinadora oficial do clube catarinense, a empresa é também idealizadora do Recicla Junto, projeto que atua em diferentes frentes da sociedade e já foi responsável por retirar mais de 400 toneladas de resíduos do meio ambiente por meio de iniciativas sustentáveis.



Sobre a Cristalcopo


Fundada em 2002, a Cristalcopo é focada em produzir soluções para a alimentação, oferecendo resultados em embalagens com um forte caráter sustentável, combinando tecnologia, praticidade e qualidade de vida para seus clientes e para a comunidade. Com seis unidades fabris espalhadas pelo Brasil e mais de mil colaboradores, a empresa possui mais de 350 tipos de produtos divididos em três frentes principais: Industrial, personalizados e uso e consumo. Em 2019, criou o projeto Recicla Junto, visando unir sustentabilidade e iniciativas sociais para dialogar com a sociedade em busca de uma cultura sustentável e da aplicação prática da economia circular.



Por Assessoria de Imprensa

Comments


bottom of page