top of page

Alimentação e moderação alcoólica são fundamentais para aproveitar o carnaval

  • Foto do escritor: Brasil Cotidiano
    Brasil Cotidiano
  • 28 de fev.
  • 1 min de leitura

O exagero de bebidas desse tipo pode levar à inconsciência e desidratação, além de ressacas e intoxicação

Créditos da foto: Freepik
Créditos da foto: Freepik

O carnaval é um período de encontros entre amigos e familiares para pular nos blocos de rua e se divertir. O consumo de bebidas alcoólicas é tradição na folia, mas deve ser usufruído com moderação e responsabilidade. O exagero pode levar à inconsciência e desidratação, além de ressacas e intoxicação.


As bebidas alcoólicas podem ter efeitos imediatos e a longo prazo, dependendo da quantidade. Embora a embriaguez cause perdas de equilíbrio e consciência, esses não são os únicos sintomas. De acordo com Amanda Tompson, responsável técnica da Clínica-Escola de Nutrição da Universidade da Amazônia (UNAMA), a Universidade da COP 30, tomar drinks, caipirinhas e cervejas sem controle quantitativo pode ter consequências, como o aumento de teor alcoólico no corpo.


"É importante não exagerar no consumo dessas bebidas, principalmente se estiver sem companhia. O álcool é uma droga inibidora potente e pode deixar uma pessoa inconsciente. E a mistura não deixa mais embriagado, mas potencializa os efeitos se consumido de forma imoderada", explica.


Para evitar ressacas prolongadas e intoxicações alcoólicas, como vômito e dores estomacais, a nutricionista aconselha cuidados com a alimentação antes e depois da folia. "Beber em jejum acelera os efeitos do álcool. Então é interessante ter uma dieta balanceada com a presença de muitas fibras. Também é fundamental que os foliões bebam muita água e deem preferência a alimentos ricos em água, como frutas e legumes", informa Amanda Tompson.


Por assessoria de imprensa.

Comentários


bottom of page