top of page

Com homenagens a José Mojica e Eliane de Grammont, cemitérios São Paulo e Araçá recebem visitas mediadas

  • Foto do escritor: Brasil Cotidiano
    Brasil Cotidiano
  • 18 de mar.
  • 3 min de leitura

Resultado da parceria de pesquisadores e a concessionária Cortel SP, ação mensal celebra a história e a cultura da cidade

Créditos da foto: Divulgação
Créditos da foto: Divulgação

Os legados de duas figuras representativas da cultura e do direito à defesa da mulher, em especial, serão celebrados durante as visitas mediadas nos cemitérios São Paulo e Araçá nos dias 22 e 23, respectivamente. Os passeios culturais promovidos mensalmente pela concessionária Cortel SP, em parceria com a historiadora Viviane Comunale e o pesquisador Thiago de Souza, idealizador do projeto “O que te assombra?”, ajudam a contar parte da história da cidade e do país, por meio do legado de algumas personalidades e escultores renomados.


No sábado (22), a partir das 16h, a visita na Necrópole São Paulo, localizada no bairro de Pinheiros, será dedicada à memória de José Mojica Marins, que teria completado 89 anos no último dia 13. Um dos maiores expoentes da dramaturgia nacional, Mojica se tornou referência em diversos segmentos de áudio visual. Atuou e dirigiu inúmeros filmes e apresentou programas memoráveis na televisão brasileira.


“Será uma ocasião importante para reencontrarmos na biografia de José Mojica Marins o reflexo do grande artista, mas, acima de tudo, de diferenciar o homem e o personagem, o ícone da cultura nacional. José Mojica é muito maior do que seu notório personagem ‘Zé do Caixão’. Vamos visitar o filho, o pai, o avô, o roteirista, o autor, a figura. É um jeito respeitoso, bonito e necessário de matarmos um pouco a saudade deste grande mestre”, conta Thiago.

No domingo (23), a partir das 10h, o Araçá, situado no bairro do Pacaembu, recebe o passeio dedicado à memória de Eliane de Grammont, cantora e compositora brasileira que se tornou símbolo no combate à violência contra a mulher. Ela foi vítima de feminicídio em março de 1981, aos 25 anos.


“A violência sofrida por ela traduz a ideia de uma sociedade que considera a mulher como uma mera propriedade do homem. Este acontecimento acabou cunhando frases e reflexões importantes sobre a defesa do direito à vida da mulher, como por exemplo que o amor não mata, não fere, não persegue. O epitáfio dela é uma verdadeira aula sobre a defesa dos direitos das mulheres”, resume a historiadora Viviane.


O Araçá recebeu visita mediada no último dia 2, em homenagem à Eunice Paiva, que teve parte da vida retratada no filme “Ainda Estou Aqui”.


Necrópole São Paulo


Inaugurada em 1926, a Necrópole São Paulo abriga um fantástico acervo de obras de arte, como Galileu Emendabili, com "A ausência- pão", "Capela São Francisco" e "Mausoléu Família Varam Keutenedjian"; Alfredo Oliani, com "Último Adeus e "Triste separação"; e Victor Brecheret, com "Prece anjos". Além de José Mojica Marins, descansam na unidade Antônio Abujamra, dramaturgo; Arthur Friedenreich, a primeira grande estrela do futebol brasileiro; o empresário Abílio Diniz, entre outros nomes.


Araçá


Inaugurado em 1897, o espaço conta com obras dos artistas Victor Brecheret, Eugênio Prati, Gildo Zampol, entre outros, além das histórias do milagreiro “Menino Guga”, Sargento Barbosa - policial em processo de canonização que está sepultado no mausoléu da PM -, Cacilda Becker e Nair Bello, atrizes, e o empresário da comunicação, Assis Chateaubriant.


Reformas


Ambos os cemitérios contam com obras de melhorias entregues pela Cortel SP, como como agência funerária, área de recepção do público, banheiros e salas administrativas. Além disso, as agências funerárias também contam com wi-fi, máquinas de cafeteria, nova faixada, salas de velório reformuladas, sala para cerimonial de despedida, salas de atendimentos individuais e climatização interna. 


Serviço

“Necrópole São Paulo e Suas Vozes”, sábado (22/3), às 16h, no Cemitério São Paulo, Rua Cardeal Arcoverde, 1250 - Pinheiros

“Araçá e Suas Vozes”, domingo (23/3), às 10h, no Cemitério Araçá, Avenida Doutor Arnaldo, 666 - Pacaembu


Por assessoria de imprensa.


תגובות


bottom of page