Marca reforça a importância do benefício para prevenir o esgotamento materno e promover a equidade de gênero no ambiente familiar
São Paulo, janeiro de 2025 – A saúde mental no pós-parto é um tema urgente e relevante, especialmente no mês do Janeiro Branco, dedicado à conscientização sobre saúde mental. Nesse cenário, a MAM Baby, líder em produtos para cuidados infantis e reconhecida pelo apoio à amamentação, destaca como a licença-paternidade estendida pode transformar a dinâmica familiar, aliviando a sobrecarga das mães e promovendo o bem-estar emocional de todos os envolvidos.
Uma pesquisa realizada pela MAM Baby em 2024 com as integrantes do Club MAM revelou dados alarmantes: 96,9% das mães relataram sentir-se emocionalmente exaustas no pós-parto devido às demandas constantes da maternidade, evidenciando o impacto do burnout parental. Para a marca, a presença do parceiro e uma rede de apoio robusta nos primeiros meses de vida do bebê é fundamental para mudar essa realidade.
"Quando o pai assume um papel ativo nos cuidados com o bebê desde os primeiros momentos, ele não apenas divide responsabilidades, aliviando a carga emocional da mãe, mas também fortalece os laços familiares e promove uma convivência mais equilibrada. Essa prática é essencial para o bem-estar de toda a família e representa um passo importante na construção de relações mais saudáveis e equitativas, tanto dentro quanto fora de casa", destaca Leandro Bazello, diretor-geral da MAM Baby Brasil.
Embora a legislação brasileira ofereça apenas cinco dias de licença-paternidade, com possibilidade de extensão para 20 dias em empresas cidadãs, a MAM Baby vai além. A empresa concede 120 dias de licença-paternidade com flexibilidade para utilização, reafirmando seu compromisso com a igualdade de gênero e a valorização do papel paterno no desenvolvimento infantil.
Ao apostar em políticas que priorizam o bem-estar da família, a MAM Baby reforça que cuidar da saúde mental materna é uma responsabilidade coletiva. O exemplo da licença-paternidade estendida não apenas contribui para a divisão de responsabilidades, mas também para um futuro onde as famílias possam vivenciar uma convivência mais harmoniosa e saudável.
Há instituições focadas na causa. A 4Daddy e a Co-Pai, Coalizão Licença Paternidade, por exemplo, são alianças criadas para discutir o aumento da licença paternidade. Com o apoio da MAM Baby e de outras empresas/pessoas, está lutando no Congresso Nacional para que o benefício seja regulamentado, passando a ser um direito remunerado e obrigatório.
Sobre a MAM Baby
Fundada em 1976, na Áustria, e com presença em mais de 60 países, a MAM Baby é reconhecida mundialmente por sua dedicação à saúde, segurança, qualidade e design. A marca combina design inovador e cuidado médico comprovado para facilitar o dia a dia das famílias e proporcionar o que há de melhor para o desenvolvimento dos bebês, sendo referência global em chupetas, mamadeiras, bicos e bombas extratoras de leite. Em 2019, recebeu a Menção Honrosa pela Comissão Europeia do EU Product Safety Awards por definir e exceder as normas de segurança para chupetas e equipamentos de alimentação, com reconhecimento de seu papel de liderança no desenvolvimento de normas relevantes, que aumentaram o nível de segurança em todo o setor de puericultura leve. Em 2023, reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade e inovação ao utilizar em seus produtos uma alternativa mais sustentável ao plástico de origem fóssil: o PP Biocircular, também conhecido como polipropileno biocircular, totalmente rastreável e com a Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (Cisc plus). Como parte de sua estratégia de sustentabilidade, a MAM colabora ativamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas, impulsionando iniciativas que promovem um futuro mais sustentável até 2030. Com raízes familiares e um forte compromisso com o bem-estar das próximas gerações, a MAM segue firme em seu propósito de ‘construir o futuro juntos’.
Por assessoria de imprensa.
Comentários